Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




IMG_20160222_094410.jpg

 

Esta receita de bolo de chocolate é uma versão da receita mais famosa da Bimby, a delícia de chocolate. E de facto é uma verdadeira delícia, sobretudo para os mais gulosos. Esta foi a segunda vez que o fiz na Chef Express, e até já serviu como bolo de aniversário.

 

Ingredientes:

  • 150 g açúcar
  • 6 ovos
  • 150 g de manteiga
  • 200 g de chocolate de culinária
  • 50 g de farinha

 

Preparação:

Coloque um recipiente sobre o copo, pese o açúcar e reserve. Insira a borboleta sobre as lâminas e bata as claras em castelo 6 minutos na velocidade 3. Coloque as claras em castelo numa taça e reserve.

Retire a borboleta, coloque no copo o açúcar, as gemas e a manteiga e programe 5 minutos na velocidade 4 a 70º.

Adicione o chocolate partido em pedaços, aguarde um pouco para que funda com o preparado e depois misture 1 minuto na velocidade 5 a 70º. Junte a farinha e misture 1 minuto na velocidade 5. 

Insira novamente a borboleta sobre as lâminas, adicione as claras em castelo e envolva 20 segundos na velocidade 2.

Deite o preparado numa forma de abrir previamente untada com margarina e farinha e leve cerca de 10 minutos ao forno pré-aquecido a 180º.

 

Deixe arrefecer o bolo e cubra com açúcar em pó. Para fazer açúcar em pó na Chef Express coloque a quantidade de açúcar desejada no copo e programe 1 minuto na velocidade 10.

 

Nota: Esta versão do bolo de chocolate ficou cremoso por dentro, mas não ficou líquido. Se pretender que fique líquido, tipo mousse, não deixe passar os 10 minutos, retirando de imediato o bolo do forno.

Há também diferenças de distribuição de calor de um forno a gás para um forno eléctrico com ventilador, o que tem impacto no tempo que o bolo está no forno. Para garantir que fique com aspecto de mousse, retire do forno assim que a parte lateral do bolo junto à forma estiver firme.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:11


2 comentários

Imagem de perfil

De vanita a 22.02.2016 às 15:46

Vais ser a minha perdição :P
Imagem de perfil

De CarmenG a 22.02.2016 às 15:51

Isso é porque tenho tempo livre para ir experimentando e aperfeiçoando receitas :p

Comentar post



Perfil

foto do autor




Ortografia

Enquanto for possível este blog não é escrito, nem será escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. Talvez seja casmurrice ou até gosto pessoal, mas há palavras "novas" que ainda tenho dificuldade em aceitar. Gosto que as "pêras" sejam pêras e não "peras" (péras?) e que os "factos" sejam factos e não algo para vestir.